ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica Terras do Ave (Vila Nova de Famalicão)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Este desafio foi proposto pela professora de Cidadania para promover o conhecimento, de elementos naturais e técnicas de desenho. Este desenho retrata um cenário que promove a sustentabilidade e destaca a importância do ecossistema. Várias características visuais contribuem para esta narrativa ecológica. Pode-se observar um pato branco sobre uma área verde, simbolizando a fauna local e a importância da preservação dos habitats naturais, também há um lago com plantas aquáticas e lírios, representando um ecossistema aquático saudável e a necessidade de conservação das fontes de água doce. Uma grande árvore com paus robustos, um esquilo castanho sobe uma escada que leva a uma casa na árvore. Este elemento ilustra a convivência harmoniosa entre humanos e animais, além de sugerir a utilização sustentável dos recursos naturais para construir abrigos. A casa na árvore é um exemplo de construção ecológica, integrando-se perfeitamente no ambiente natural sem causar grandes impactos. O uso de materiais naturais e a localização elevada sugerem práticas de construção sustentável que minimizam a pegada ambiental. O desenho como um todo enfatiza a harmonia entre os seres vivos e o seu ambiente. Este desenho ilustra de forma lúdica e educativa a importância da sustentabilidade e da preservação do ecossistema. Cada elemento foi cuidadosamente escolhido para destacar práticas ecológicas e a necessidade de convivermos em harmonia com a natureza, promovendo um futuro sustentável para as próximas gerações.

Os elementos escolhidos para a formação do desenho foram elementos que tivessem a ver com a natureza e a sustentabilidade. A casa é feita em cima de um sobreiro com folhas verdes a caírem, a casa feita de pedras colocadas umas em cimas das outras para formar as paredes da casa, o musgo a escorrer pelo meio das pedras para dar mais verde à casa simbolizando a natureza, a porta de madeira, a janela de vidro a refletir o azul do céu, o telhado também de madeira, lisa, reta para dar um aspeto de moderno e novo e também, as escadas feitas de madeira num fio de corda que leva ao topo da casa e as cercas em volta de toda a casa de nanas de açúcar. Eu escolhi estes elementos porque são elementos que não tem nenhum impacto ambiental.