ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB1/PE da Serra de Água (Ribeira Brava)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Numa primeira fase foi apresentado aos alunos do 3.º e 4.º ano o Desafio Faber Castell – Ecolápis para este ano, nomeadamente a criação de uma casa na árvore onde habita a personagem “Ecolápis”. Posteriormente passou-se à exploração da brochura do Ecolápis, assim como do Cartaz alusivo ao ciclo do Ecolápis. Feita a exploração seguiu-se a análise mais detalhada do regulamento do desafio, por forma a esclarecer qualquer dúvida ema relação à execução do trabalho e o que se pretendia que realizassem efetivamente. Explorado o regulamento os alunos deram início ao seu trabalho, imaginando como poderia ser a casa da árvore onde habita o Ecolápis e de que materiais poderia ser feita, utilizando as técnicas do desenho e pintura.
Na elaboração dos trabalhos os alunos utilizaram os seguintes materiais: papel cavalinho A3; lápis, borracha; lápis de cor e marcadores.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Os elementos naturais utilizados na elaboração da casa do Ecolápis foram os seguintes: paus, madeira, canas vieiras e folhas de árvore. A escolha destes elementos naturais deveu-se ao facto de serem de fácil acesso, existirem em grande quantidade junto à escola e permitirem a reutilização evitando custos desnecessários.