ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB1/PE Ribeiro Domingos Dias (Funchal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Os alunos das turmas dos terceiros e quartos anos já conheciam a personagem Ecolápis e leram o Regulamento do desafio para este ano letivo na apresentação promovida pela ABAAE e a Faber Castell - A ECOCASA.
Nas aulas debateu-se a importância de todos serem responsáveis por conhecer e desenvolver capacidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Recorreu-se ao material disponibilizado pela Faber-Castell para conhecer o ciclo de vida do Ecolápis e refletir sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos. Alguns professores inscreveram-se no Workshop Online/Oficina de Ilustração e todos os alunos aprenderam mais sobre desenho e pintura com a professora de Artes Visuais Carla Cardoso e revelaram muito interesse em participar no concurso. Passou-se a pesquisas e observação direta de diferentes tipos de árvore e à realização de um registo gráfico das mesmas. Também foram observadas imagens de estruturas de casas nas árvores. Cada aluno selecionou a sua melhor ideia e deu início ao seu projeto individual num suporte tamanho A3, conforme os materiais de pintura escolhidos. Quando concluídos todos os trabalhos foram expostos e realizou-se a seleção com a ajuda dos alunos e professores.

A casa na árvore do meu Ecolápis é inspiradora. Está numa paisagem calma como um manto de folhas verdes. Só tem coisas belas e maravilhosas da Natureza. A cobertura é feita de folhas verdes e algumas secas. No baloiço e no seu escorrega laranja florescente o incrível Ecolápis diverte-se todos os dias.
E esta é a casa da árvore mais simples do mundo, mas é a mais amorosa.
Escolhi a pintura a aguarela com contornos a caneta.