ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

O projeto «A Casa do Ecolápis» foi desenvolvido no âmbito do programa Eco-Escolas, tendo como objetivo principal sensibilizar para a importância da sustentabilidade e da criatividade no uso de materiais ecológicos. O trabalho centrou-se na criação de uma casa ecológica, simbolizando a harmonia entre a natureza e a imaginação infantil.
A investigação começou com uma análise de várias técnicas artísticas e a exploração de materiais sustentáveis. Os alunos foram incentivados a pesquisar sobre a utilização consciente de recursos e a importância da preservação ambiental. A inspiração foi reforçada com a leitura de histórias e a visualização de imagens de casas na árvore, levando os alunos a refletir sobre a importância de um espaço natural e seguro para brincar.
Os alunos estiveram envolvidos em todas as etapas do projeto. Participaram ativamente na pesquisa, na discussão das ideias e na execução do desenho. Foram apresentadas diferentes técnicas de pintura e uso de materiais. A colaboração em grupo foi essencial, permitindo a troca de ideias e a criação de vários projetos que refletissem as ideias de todos. Para o desenho, foram utilizados lápis de cor de aguarela. Este material foi escolhido por permitir uma vasta gama de efeitos e texturas, que conferiram profundidade e vivacidade às ilustrações. A utilização dos lápis de aguarela permitiu explorar técnicas de mistura de cores e criação de sombras, enriquecendo o projeto final com um toque artístico e detalhado.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A inspiração para o projeto veio de um sonho de infância de ter uma casa na árvore. Em vez de desenhar uma casa comum numa árvore, optou-se por transformar a própria árvore numa casa, com cogumelos como telhado. Esta escolha simbólica refletiu a ligação íntima entre a casa e a natureza, enfatizando a importância de viver em harmonia com o meio ambiente.
A árvore foi escolhida como a estrutura principal para simbolizar a solidez e a sustentação da vida. Representa também a conexão com a natureza e a importância das árvores no nosso ecossistema.
Os cogumelos foram utilizados como telhados pela sua forma natural e protetora. Esta escolha destaca a biodiversidade e a importância dos fungos no ecossistema, além de adicionar um elemento mágico e imaginativo ao desenho.
Foram incluídos outros elementos naturais, como folhas e ramos, para reforçar a sensação de estar integrado na natureza. Estes detalhes contribuíram para a autenticidade do projeto e para a mensagem de sustentabilidade.
O projeto «A Casa do Ecolápis» foi uma experiência enriquecedora que combinou arte, sustentabilidade e criatividade. Os alunos desenvolveram novas competências técnicas e aumentaram a sua consciência ambiental, resultando numa obra que celebra a imaginação e a importância de cuidar do nosso planeta.