ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária de Vilela (Paredes)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Nas aulas de Geografia fomos desafiados pela Coordenadora do Programa Eco-Escolas a participar no desafio a Casa do Ecolápis.
Desenhar e fazer ilustruções é um dos meus hobbies favoritos, em particular de elementos da natureza e da relação que temos com a natureza e com o que nos envolve. Depois de analisar cuidadosamente o regulamento, colocamos mãos à obra, pesquisamos sobre construção sustentável e iniciamos os esboços para a conceção da casa e do seu habitante o EcoLápis.
Neste trabalho, foi por mim projetada uma casa para o Ecolápis rústica, suspensa numa árvore autóctone e robusta, um medronheiro, (inspirado nos medronheiros do bosque da nossa eco-escola) situada na clareira de uma floresta, onde o Ecolápis convive em harmonia com a natureza, com os seres vivos que o rodeiam e preocupa-se com a sustentabilidade do mesma, dos seus atos e atividades diárias. Para a ilustração em formato A3, utilizei lápis de cor, da marca Faber Castell.

Inspirada nas clássicas casas do meu imaginário de infância e dos contos de fadas, de um ambiente perfeito, colorido e mágico, intocável pela destruição humana. A casa construída em madeira, apresenta todo um conjunto de elementos naturais, como a madeira no telhado, as janelas que permitem uma boa exposição solar e eficiência energética. Num ambiente natural, na árvore, o Ecolápis protege as espécies nativas e a biodiversidade que com ele convive, como os pássaros, ao construir casas ninho e cuidar do seu florido jardim, na base da árvore. No jardim concebi ainda um baloiço de madeira e corda reutilizável, para que o Ecolápis, depois das suas eco tarefas cumpridas, descansar nas serenas manhãs de primavera, apreciar o zumbido das abelhas, na sua importante função de polinização, o chilrear dos pássaros ou o pôr do sol ao entardecer. A entrada da casa é constituída por uma escadaria em lápis em de madeira ecológica. Na base da casa da árvore, o Ecolápis continua a demonstrar uma perfeita conduta sustentável, ao cultivar de modo biológico as suas culturas, produtos locais e hortícolas da época. Enriquece o solo com nutrientes e composto que produz no compostor, para onde seguem os resíduos orgânicos. Usa a rega manual, reutilizando a água das chuvas e técnicas manuais e amigas do ambiente. Coloca em prática a correta separação dos resíduos, no eco ponto da árvore, demonstrando que se torna fundamental proteger o ambiente, os recursos e por em prática a política dos 3R`s, numa ótica de sustentabilidade e proteção da natureza, do planeta e terra mãe. De ar feliz, pretende dar o exemplo, incentivar e sensibilizar todos, para uma conduta correta em matéria de ambiente e de desenvolvimento sustentável, deixando o legado da mãe natureza para as gerações vindoiras.
A escolha e presença destes elementos na ilustração pretendem transmitir a preocupação e sensibilização do Ecolápis pela preservação da natureza, do planeta, da correta separação dos resíduos, a eficiência energética e a sustentabilidade. Remete-nos também para uma consciencialização mais ecológica de produção de alimentos e plantas, em modo biológico, recorrendo a composto orgânico e a necessidade de descarbonizar as nossas atividades, praticando modos de vida mais saudáveis e sustentáveis.
Eva Duarte, 10ºVD, EBS de Vilela