ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária de Vilela (Paredes)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Este desafio foi proposto pela professora de Geografia e Coordenadora Eco-Escolas, a um grupo de três alunos da turma. Analisado o regulamento e visualizado o vídeo motivacional, em folhas de desenho A3, começamos por fazer uma breve pesquisa sobre construções sustentáveis e começamos a esboçar a eco casa da árvore, recorrendo à ilustração de elementos naturais, de uma casa da árvore sustentável e do simpático Ecolápis.
Foi com enorme prazer que abracei este desafio, pois tal como os meus colegas, preocupo-me com o ambiente, com a natureza e adoro desenhar e ilustrar. Para a ilustração, em formato A3, utilizei lápis de carvão, marcadores e lápis de cor, da marca Faber Castell.

Concebi uma casa no topo de uma árvore de tronco esguio e copas altas, inspirado nas florestas tropicais e árvores dos jardins da minha terra natal no Brasil. A Eco_casa da árvore é composta por três andares, no topo a casa principal, os dois primeiros andares de acesso à casa principal estão dentro da centenária árvore.
A casa da árvore é revestida pela sobreposição de pequenas placas de madeira reutilizada, os patamares construídos e interligados entre si, com o aproveitamento de troncos e ramos que resultam da limpeza da floresta. Usei para o telhado enormes e protetoras folhas de árvore, protegendo a casa das chuvas e tornando-a mais fresca.
A entrada da casa faz-se pelo seu interior, pela porta de madeira junto ao solo, onde temos um jardim e uma calçada singela de pedras da floresta. É concebida em patamares com funções distintas e de conexão com a habitação principal. Junto dos ramos e nos diferentes patamares, desenhei lanternas constituídas por potes de vidro abertos, que são autênticas “casas de pirilampos”, para iluminarem a casa à noite e remetendo para o imaginário fantástico e de preservação da biodiversidade. Nos ramos, foram ainda desenhados ninhos naturais, tocas e bebedouros para os pássaros e floreiras com flores naturais atraindo borboletas e polinizadores, demonstrando uma vez mais a preocupação pela preservação da biodiversidade.
Ao longo da casa e dos patamares existem janelas de madeira para permitirem a entrada da luz natural no seu interior e uma varanda para o Ecolápis descansar, ler ou estudar.
Na copa da árvore, a casa equipada com uma bela biblioteca, onde o Ecolápis pode disfrutar de uma tranquila leitura, apreciar a paisagem, disfrutar dos sons mágicos da floresta, canto dos pássaros, a dança dos pirilampos ou apenas descansar. Apresenta um ar feliz, baloiçando no seu baloiço, sensibilizando todos para a preservação do ambiente, consciencializando para a proteção do Planeta e dos recursos, numa perfeita e colorida simbiose com a natureza.
Luís Bonilha, 10ºVD, EBS de Vilela