ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária de Vilela (Paredes)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Nas aulas de Geografia fomos desafiados pela Coordenadora do Programa Eco-Escolas a participar no desafio a Casa do Ecolápis. Desenhar e fazer ilustruções é um dos meus hobbies favoritos, em particular de elementos da natureza e da relação que temos com a natureza e com o que a integra. Depois de analisar cuidadosamente o regulamento, colocamos mãos ao lápis, pesquisamos sobre construção sustentável e iniciamos os esboços para a conceção da Eco Casa do Ecolápis. Neste trabalho, a casa para o Ecolápis está instalada no tronco de uma velha e ancestral árvore, abrigo não só do Ecolápis, dos seus amigos e restantes seres vivos. Para a ilustração em formato A3, utilizei lápis de carvão, marcadores e lápis de cor, da marca Faber Castell.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A casa do Ecolápis é constituída por uma entrada e um escorrega, construído com materiais da floresta como cascas de árvore e “costurado” com galhos verdes, por serem mais maleáveis e moldáveis, transmitindo movimento e restauração da natureza. O fundo azul a esperança num futuro promissor para as gerações mais novas, com um ar limpo e livre de poluentes que agravam as alterações climáticas e o efeito de estufa. O tronco da árvore simboliza a ligação à mãe Terra e a preservação das florestas, principais sumidoiros de carbono e responsáveis pela realização da fotossíntese. Representa a floresta como um todo e pretende sensibilizar para a redução da desflorestação, do “desmatamento” (termo do meu português do Brasil), da destruição das florestas tropicais como a Amazónia, pulmão do mundo, das manchas verdes e perda de habitats florestais, sob a ganância das indústrias da madeira, da agricultura intensiva e construção de infraestruturas, que todos os anos fazem abater hectares infindos de floresta e mata. O Ecolápis matriacal observa serenamente e convicto da esperança num mundo melhor, as brincadeiras do pequeno Ecolápis, no escorrega da árvore, passando o significado de que cuidar do meio ambiente pode ser divertido. Pretende simbolizar a proteção da natureza, dos recursos naturais e florestais, a passagem do testemunho aos mais novos e a esperança de um mundo melhor e mais sustentável. O tronco da árvore parece ter um ouvido, simbolizando o alerta para ouvir do eco da natureza, o grito de socorro da mãe natureza, mas também a felicidade das gerações futuras, num mundo mais justo e sustentável.
Débora Brito, 10ºVD, EBS de Vilela.