ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Colégio Militar (Lisboa)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

O trabalho foi proposto no ACC Momentos de Arte em colaboração com o Programa Eco-Escolas.
Inicialmente, com recurso aos IPads foi realizada uma investigação sobre o tema do concurso, especialmente o Pinterest, e quando tive as minhas ideias iniciais, comecei a esboçar diversos desenhos diferentes. Depois selecionei a que considerei melhor. E desenvolvi o desenho em A3.
Desenhei uma casa na árvore, nas montanhas, com o pôr do sol à distância. O Super Ecolápis encontra-se no varandim da mesma.
Na realização do projeto, usei cores vivas em todo o desenho, exceto nas montanhas, para, desse modo, realçar o elemento principal, a casa do super Ecolápis. Optei por cores vivas para transmitir uma ideia de positividade.
Utilizei diversos materiais, começando por um lápis castanho para desenhar um esboço da minha ideia final. Inicialmente, colori com aguarelas e contornei com várias cores. Finalizei a pintura do desenho com lápis de cor fine liners preto, castanhos, e uma caneta branca. Usei diversas técnicas de pintura e de expressão gráfica ao longo de todo o desenho.
Gostei de realizar este trabalho, porque os objetivos do concurso desafiaram a minha criatividade, desenvolveram o meu sentido estético e obrigaram-me a refletir sobre a importância da sustentabilidade na salvaguarda do planeta.

A casa tem, como podemos observar, uma escada em decadência, portanto o super Ecolápis só consegue chegar à sua casa através de uma porta vermelha, que liga o chão ao topo.
A árvore está muito enraizada, com muitas das suas raízes à superfície, e aparenta ser um chorão. O que a torna mais especial e original são as janelas ao longo do seu tronco, que sugerem que a casa se prolonga nesse espaço. A casa é composta por paredes de cortiça tingida com elementos da natureza em tons de vermelho, como a cor do eco lápis. O telhado tem a forma do bico de um lápis, de forma a representar a personagem do desenho e do concurso. Tem uma varanda de madeira sustentável, e as várias janelas são compostas por vidro reciclado, o que permite iluminar a casa do eco lápis com luz natural, sem recorrer à utilização de lâmpadas excessivas.