ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Colégio Militar (Lisboa)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Para realizar este projeto, comecei por pesquisar algumas ideias para ganhar inspiração, tendo em consideração usar algum aspeto recente e sustentável para o ambiente. ​​
No rascunho comecei por desenhar diversas ideias, mas acabei por me centrar nesta.
Para a ilustração deste projeto utilizei os lápis aguarela e de desenho e também pastel seco, todos pertencentes à mesma marca, Faber Castel, utilizando também algumas técnicas como a mistura de cores, as sombras e cores claro e escuro.

​Em posição central desenhei uma árvore com um alto tronco e vastos ramos, sendo a sua copa uma alusão a uma flor de petalas roxas e o seu núcleo amarelo. Ao longo do tronco castanho e robusto está um escorrega vermelho, desde as raízes até ao início da copa, para facilitar o acesso na descida. Um dos principais objetivos é representar uma “casa” criativa e original para o ecolápis,por isso recorri a uma grande flor. Esta flor possui 5 petalas roxas: duas delas completamente coloridas, uma com painéis solares, outra tem uma grande janela onde se encontra o ecolápis a espreitar e na quarta petala (contando da esquerda para a direita) está uma clara-boia para entrar luz dentro de casa e permitir uma maior visibilidade. Em todos os ramos estão presentes diversas flores: umas em tons verdes e as outras com tons rosados.
​Concluindo, este projeto tem como objetivo alertar a sociedade para a sustentabilidade, através de um simples desenho com uma personage fictícia e uma casa criativa, para tornar as ideias ecológicas mais viáveis.