ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Colégio Militar (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O trabalho foi proposto pelas docentes aos alunos do 2.ciclo da ACC- Clube Eco-Escolas. Primeiramente, foi apresentado o ciclo de vida do Ecolápis. Posteriormente foi realizada uma pesquisa com recurso aos iPad sobre os diversos temas e iniciaram-se os primeiros esboços. Após uma seleção foram concretizados os trabalhos. Nesta concretização da ilustração foram usados lápis de cor aquareláveis da Faber-Castell e caneta pigment liner preta.

O objetivo deste projeto é construir de forma criativa e sustentável uma casa para o super-eco-lápis.
A casa do Ecolápis é suportada por um troco duma viçosa, verdejante árvore e possui bastantes elementos.
A casa tem um alarme do lixo, cuja função é detectar que, se houver enganos nos depósitos nos ecopontos, o alarme apita para avisar . Por baixo (de um tronco) existe um regador para regar a árvore, a água é recolhida da chuva e armazenada num laguinho escavado num tronco . A casa tem painéis solares para utilização de energia solar, mas o mais divertido é o baloiço e o escorrega do Ecolápis, porque ele trabalha muito na defesa do ambiente e necessita de diversão sustentável.