ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Colégio Militar (Lisboa)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Foi proposto às alunas da ACC Momentos d’Arte que criassem uma casa na árvore para o EcoLápis, tendo em conta os objetivos do desafio deste ano” Desenvolver conhecimentos da Educação Ambiental para a Sustentabilidade; Promover a reflexão sobre os impactos produzidos pelo Consumo e desenvolver a criatividade.
Este projeto passou por diversas etapas, começando na investigação do tema, realização de vários esboços a apresentação de múltiplos rascunhos ás professoras, e por fim seleção da melhor proposta e desenho no suporte de papel.

Observando a pintura, podemos reparar na forma incomum da casa onde vive o protagonista. Esta pretende aproximar-se da imagem de um afia, podendo ser interpretada como uma metáfora com o objetivo de sensibilizar para a importância da sustentabilidade.
O Super Ecolápis vive num ambiente que pode ser fatal para a sua saúde, assim como para a do ser humano. De facto, a ação humana tem vindo a comprometer a integridade do planeta, ignorando preocupações ambientais e de sustentabilidade.
Para a realização deste trabalho, utilizei diversos materiais, a aguarela, que foi usada para pintar o céu, a casa e as árvores, um pouco de lápis de cor, para criar certos detalhes, dando mais profundidade e um pouco de dimensão e, por último, os pastéis secos, para criar algumas sombras na copa das árvores.