ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Colégio Militar (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O trabalho foi proposto pelas docentes e foi apresentado ciclo de vida do EcoLápis. Posteriormente foi realizada uma pesquisa com recurso aos iPad sobre os diversos temas e iniciaram-se os primeiros esboços. Após uma seleção foram concretizados trabalhos. Nesta concretização da ilustração foram usados pastéis secos e lápis de cor da Faber-Castell.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
O desenho representa uma casa na árvore inserida num cenário de natureza, especificamente em uma árvore de cerejeira. A escolha das cores rosa e roxa para a casa na árvore foi intensional, pretende transmitir uma atmosfera de fantasia e delicadeza.
A casa na árvore é predominantemente rosa, com detalhes em roxo, destacando-se harmoniosamente entre os ramos floridos e cor de rosa da árvore de cerejeira. As paredes são desenhadas de forma a sugerir uma estrutura acolhedora e aconchegante, enquanto as janelas e portas são representadas em tons mais claros para enfatizar a sensação de luminosidade e calor e dar frescura á casa.
As escadas que conduzem à entrada da casa na árvore são especialmente marcantes, pois são pintadas em tons vibrantes de rosa, permitindo o acesso á casa.
O desenho da casa na árvore cerejeira, de cores rosa e roxo combina a expressão plástica, artística com sensibilidade ambiental. As cores vibrantes e os detalhes cuidadosamente selecionados transmitem uma sensação de encanto e magia, convidando o observador a explorar um mundo de fantasia. Além disso, a integração da casa na árvore no ambiente natural destaca a importância da preservação da natureza e da harmonia entre o Eco Lápis e o meio ambiente. Este trabalho artístico busca conscientizar sobre questões ambientais, promovendo uma reflexão sobre a necessidade de cuidar e proteger nosso ecossistema.