ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Grande Colégio Universal (Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Metodologia de Trabalho
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), ou Project-Based Learning (PBL) em articulação curricular com a disciplina de Ciências Naturais e a iniciativa do Eco-Escolas da instituição.
Etapa 1: Questão Desafiadora / Identificação do Problema
Iniciei o projeto com uma questão desafiadora: "Como criar uma Ecocasa para o Ecolápis?".
Etapa 2: Pesquisa e Planeamento
Pesquisa 1 - Realizei uma pesquisa, com o apoio da disciplina de Ciências naturais, para estudar diferentes tipos de árvores e como estas podem sustentar uma estrutura, bem como o ciclo de vida de uma floresta e, consequentemente, do Ecolápis.
Pesquisa 2 – Fiz uma breve pesquisa sobre a corrente artística da Arte Nova (“Art Nouveau”) para procurar inspiração, visto que é um movimento inspirado principalmente por formas e estruturas naturais, não apenas de flores e plantas, mas também de linhas curvas e orgânicas, para tentar incorporar na forma da casa.
Pesquisa 3 - Investiguei e selecionei materiais naturais que poderiam ser usados na construção, aprendendo sobre as suas propriedades, sustentabilidade e texturas (para depois asaplicar no projeto final).
Etapa 3: Estudo da Ideia e da Forma (Esboço)
Brainstorming: Realizei sessões de brainstorming em grupo para gerar ideias e esboçar o design inicial da casa na árvore.
Desenvolvimento do Esboço: Representação da ideia que responde à questão inicial do (PBL) - Como criar uma Ecocasa para o Ecolápis?. Utilizando as informações recolhidas nas pesquisas e no brainstorming, representei a minha versão da casa na árvore, aplicando técnicas de desenho, enquadramento gráfico e conceitos ecológicos aprendidos.
Integração com o Ambiente: Uma das necessidades a ter em conta foi que a forma da casa e a composição gráfica se integrassem de forma harmoniosa com a árvore e o ambiente circundante, respeitando princípios ecológicos e de enquadramento visual e gráfico.
Feedback e Revisão: Apresentei o esboço a colegas e professores, recolhendo feedback para melhorias.
Etapa 4: Elaboração da Proposta Final
Apresentação da solução gráfica final que responde à questão inicial e onde incorporei os feedbacks recebidos. Nesta etapa, apliquei a paleta cromática final (após o decalque do esboço para uma nova folha), bem como a representação gráfica das texturas dos diferentes elementos naturais, que tentei representar e que, de alguma forma, permitiam a integração com o ambiente e com o conceito de sustentabilidade. Para finalizar o projeto, acrescentei uma moldura com recurso a papel craft, que, depois de amachucado e novamente esticado, apresenta uma textura idêntica a alguns tipos de casca de árvore, dando, assim, a ideia de uma moldura de madeira natural.
Materiais de Pintura Utilizados:
Lápis de cor
Papel cavalinho
Papel craft castanho
Envolvimento do Aluno
A introdução do Project-Based Learning no projeto "Como criar uma Ecocasa para o Ecolápis?" permitiu-me uma experiência educativa rica e imersiva. Não aprendi apenas sobre sustentabilidade e construção ecológica, mas também desenvolvi habilidades valiosas que me preparam para desafios futuros. Este projeto destaca a importância de soluções criativas e sustentáveis, incentivando a minha geração a ser mais consciente ambientalmente e inovadora.

Breve Descrição dos Elementos Naturais Escolhidos
Tendo em conta que a ideia do projeto era uma casa na árvore, optei por dar um destaque à verticalidade da árvore e entrelacei, nos seus ramos a minha representação da Ecocasa, quase de uma forma simbiótica permitindo um crescimento natural da árvore.
A forma curvilínea e orgânica da minha casa remete-me para um espaço de fábulas encantadas, de duendes de bosques, visto que os elementos que a constituem estão relacionados com os elementos naturais que se encontram na sua envolvência, tais como os troncos de madeira no telhado e nas janelas e, até mesmo na textura visual da parede que nos remete para uma mistura de lama com madeira, utilizada normalmente pelos castores nas fábulas infantis. Na escada em espiral, que possui elementos que nos remetem para o movimento da Arte Nova, podemos encontrar ramos entrelaçados, remetendo-nos novamente para a ideia de simbiose/fusão entre estes dois elementos, a casa e a Árvore.
No espaço envolvente, tentei representar uma pequena planície onde se poderiam ver outras árvores, bem como um riacho que simbolizava o sustento de toda a vida, visto que sem água pura e cristalina, não existiria vida. Por sua vez, o Ecolápis, utiliza a forma dos cogumelos para servir de trampolim e podendo criar um laço de fraternidade entre os elementos. Porque brincar não é estragar.