ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Grande Colégio Universal (Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Metodologia de Trabalho
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), ou Project-Based Learning (PBL) em articulação curricular com a disciplina de Ciências Naturais e a iniciativa do Eco-Escolas da instituição.
Etapa 1: Questão Desafiadora / Identificação do Problema
Iniciei o projeto com uma questão desafiadora: "Como criar uma Ecocasa para o Ecolápis?".
Etapa 2: Pesquisa e Planeamento
Pesquisa 1 - Realizei uma pesquisa, com o apoio da disciplina de Ciências naturais, para estudar diferentes tipos de árvores e como estas podem sustentar uma estrutura, bem como o ciclo de vida de uma floresta e, consequentemente, do Ecolápis.
Pesquisa 2 – Fiz uma breve pesquisa sobre a corrente artística da Arte Nova (“Art Nouveau”) para procurar inspiração, visto que é um movimento inspirado principalmente por formas e estruturas naturais, não apenas de flores e plantas, mas também de linhas curvas e orgânicas, para tentar incorporar na forma da casa.
Pesquisa 3 - Investiguei e selecionei materiais naturais que poderiam ser usados na construção, aprendendo sobre as suas propriedades, sustentabilidade e texturas (para depois asaplicar no projeto final).
Etapa 3: Estudo da Ideia e da Forma (Esboço)
Brainstorming: Realizei sessões de brainstorming em grupo para gerar ideias e esboçar o design inicial da casa na árvore.
Desenvolvimento do Esboço: Representação da ideia que responde à questão inicial do (PBL) - Como criar uma Ecocasa para o Ecolápis?. Utilizando as informações recolhidas nas pesquisas e no brainstorming, representei a minha versão da casa na árvore, aplicando técnicas de desenho, enquadramento gráfico e conceitos ecológicos aprendidos.
Integração com o Ambiente: Uma das necessidades a ter em conta foi que a forma da casa e a composição gráfica se integrassem de forma harmoniosa com a árvore e o ambiente circundante, respeitando princípios ecológicos e de enquadramento visual e gráfico.
Feedback e Revisão: Apresentei o esboço a colegas e professores, recolhendo feedback para melhorias.
Etapa 4: Elaboração da Proposta Final
Apresentação da solução gráfica final que responde à questão inicial e onde incorporei os feedbacks recebidos. Nesta etapa, apliquei a paleta cromática final (após o decalque do esboço para uma nova folha), bem como a representação gráfica das texturas dos diferentes elementos naturais, que tentei representar e que, de alguma forma, permitiam a integração com o ambiente e com o conceito de sustentabilidade. Para finalizar o projeto, acrescentei uma moldura com recurso a papel craft, que, depois de amachucado e novamente esticado, apresenta uma textura idêntica a alguns tipos de casca de árvore, dando, assim, a ideia de uma moldura de madeira natural.
Materiais de Pintura Utilizados:
Lápis de cor
Papel cavalinho
Papel craft castanho
Envolvimento do Aluno
A introdução do Project-Based Learning no projeto "Como criar uma Ecocasa para o Ecolápis?" permitiu-me uma experiência educativa rica e imersiva. Não aprendi apenas sobre sustentabilidade e construção ecológica, mas também desenvolvi habilidades valiosas que me preparam para desafios futuros. Este projeto destaca a importância de soluções criativas e sustentáveis, incentivando a minha geração a ser mais consciente ambientalmente e inovadora.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Breve Descrição dos Elementos Naturais Escolhidos
Tendo em conta que a ideia do projeto era uma casa na árvore, optei por dar um destaque principal a uma árvore de grande porte, da qual realcei a sua textura gráfica, quer no tronco e ramos, quer na copa (folhas). Assim, representei uma árvore vistosa e já com alguma idade, que conseguisse albergar não só a casa como todos os outros seres vivos que poderiam encontrar, nos seus ramos, um porto de abrigo.
A casa, propriamente dita, tinha a forma de cogumelos, porque é um tipo de planta que associo à natureza e ao renascimento, porque, não sendo nem animai nem planta, pertencem ao reino dos fungos e normalmente podem-se encontrar, por exemplo, no solo sob a folhagem e no interior de árvores velhas ou em troncos caídos. As suas formas curvilíneas e orgânicas, aliadas a uma cor intensa, criavam um contraste interessante com o verde e o castanho da árvore. A casa possuía várias divisões que estavam orientadas para um pátio central, onde representei a textura de pedra e onde se podia ver o Ecolápis a desfrutar da maravilhosa vista panorâmica de todo o espaço envolvente. Podia-se ver também uma parte da floresta onde a árvore e a ecocasa estavam inseridas. Representei igualmente alguns animais, tais como um esquilo, borboletas e abelhas, porque a sua presença é um reflexo de um meio ambiente saudável e próspero.