ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica Vale Aveiras (Azambuja)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

No âmbito do Projeto Eco Escola, os alunos refletiram sobre o que atualmente acontece ao nosso Planeta e o nível de poluição que existe em terra, nas suas florestas e matas, nos mares e oceanos.
Foram desenvolvidas, várias atividades neste âmbito, entre as quais o desenho livre sobre uma floresta/ Parques Naturais, sem poluição.
O concurso Eco- Lápis, já tinha feito parte das nossas atividades ecológicas, em anos anteriores, sendo que ao apresentarmos o projeto e a sua temática aos alunos, a adesão foi bastante positiva. Houve grande motivação para a participação no concurso, todos tentaram ser os mais criativos possíveis e “esconder” o nosso amigo eco lápis, o melhor possível nos seus desenhos.
Os variados desenhos, foram apresentados aos alunos da turma do 3º B – E.B.1 de Aveiras de Cima, Agrupamento de Escolas de Vale Aveiras. Foi votado pelas crianças o desenho que melhor representava o desejado, tendo em conta a utilização de diferentes materiais reutilizáveis e recicláveis.

De forma a refletir a preocupação dos alunos na preservação do meio ambiente, estes representaram elementos naturais simples como troncos, ramos, folhas e lianas e o movimento que se pode ter em todos os caminhos, trajetos e diversões apresentadas. Basearam a escolha de cores no verde e castanho, representando a floresta portuguesa com a presença de alguns animais, retratando possivelmente, o seu imaginário puro sem evidência de qualquer elemento desagradável.