ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 de Quarteira (Loulé)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

"Defeitos especiais A"
O trabalho realizado é um bom exemplo entre referências do mundo real e do mundo da imaginação. Viver num mundo alternativo em que as casas se coadunam com a vida natural na sua totalidade. Um ananás que faz as delícias de muitos, especialmente a mim, uma fruta fresca, sumarenta caraterística dos países tropicais. Aqui, foi transformada numa casa da árvore, com a utilização de muita cor viva e alegre em congruência com a fruta. As escolhas dos materiais foram entre as aguarelas secas, lápis de aguarela, caneta de contorno ponta fina, marcadores de álcool em folha de aguarela de gramagem grossa, grão fino.
Trabalho efetuado por Eva Pereira, 5°B

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Esta casa do Ecolápis foi criada utilizando elementos naturais que nos remetem à beleza e sustentabilidade. Destaca-se o ananás, que foi transformado em casa da árvore, inserido numa paisagem vibrante e colorida. Este fruto como casa da árvore na paisagem ecológica é uma escolha que combina simbolismo, funcionalidade, e um apelo visual que homenageia a natureza e a sustentabilidade. A escolha destes elementos explica-se através da pesquisa e do gosto pelo ananás, que representa a riqueza e a biodiversidade dos ecossistemas tropicais, sublinhando a importância de preservar e valorizar estes ambientes naturais. Além disso, a sua forma única e textura tornam-no uma construção atraente e acolhedora, despertando uma sensação de prazer e conexão com a natureza, pois reflete a exuberância e vitalidade dos países tropicais, provocando uma sensação de bem-estar e saúde, qualidades intrínsecas a uma vida em harmonia com a natureza. A estrutura do ananás, com sua coroa verde e corpo amarelo, fornece uma estética natural e exótica, além de simbolizar abundância e hospitalidade, tornando-se um elemento central na composição da paisagem colorida e natural em seu redor.