ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 de Quarteira (Loulé)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Este trabalho apresenta um conceito inovador de uma "casa eco-lápis", que é simultaneamente uma árvore e dromedário. A proposta visa integrar elementos naturais e artísticos, criando uma fusão entre a arquitetura sustentável e a biodiversidade. A investigação sobre o tema foi realizada em várias etapas, com foco na seleção de materiais e técnicas artísticas que pudessem representar de maneira eficaz os conceitos de fauna e flora integrados. As escolhas dos materiais foram criteriosas e incluíram lápis aguarelável, lápis de cor, caneta de contorno ponta fina, marcadores de álcool, folha de aguarela de gramagem grossa, e grão Fino. Este processo meticuloso garantiu que o resultado final fosse uma representação fiel e criativa do conceito de uma casa eco-lápis, que simbolizava a união entre a natureza e a criatividade humana.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Os elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis foram uma linda paisagem com sol, as árvores e o dromedário, porque simbolizam a harmonia com a natureza, a sustentabilidade e a resistência. O sol representa a energia e a vida, as árvores simbolizam o crescimento e a preservação ambiental, e o dromedário, conhecido por sua adaptabilidade, simboliza a capacidade de enfrentar desafios ambientais.