ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica de Campelos (Torres Vedras)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

ECOCASA CAMPELOS
O nosso Ecolápis vive num monte repleto de vegetação e animais. A preocupação com a preservação da natureza foi o mote da construção da nossa casa, e por isso ter sido construída sobre a estrutura natural de uma árvore e também com elementos naturais. É uma casa com janelas, varanda e uma porta muito convidativa. No exterior tem um baloiço e trepadeiras que permitem que o Ecolápis se divirta com os seus amigos, patos e coelho. Muito perto da casa existe um lago de água limpa onde também adora brincar.
A nossa escola apresentou várias ilustrações sobre o tema, no entanto esta foi a vencedora. Iniciámos o trabalho fazendo uma pesquisa geral sobre casas em árvores e de seguida dêmos asas à nossa imaginação. Vários foram os estudos, que culminaram numa ilustração por aluno. Surgiram árvores muito criativas, num contexto muito sustentável, de preocupação com a natureza, e pintadas com diferentes materiais riscadores.

A ilustração escolhida por votação na nossa escola, foi concretizada explorando a técnica dos lápis de cores e a técnica da aguarela. Toda a representação gráfica/cromática foi finalizada com o contorno a preto (caneta de ponta fina), dando alguma ênfase à exploração da mancha, ponto e linha.
De salientar o envolvimento dos alunos, desde o início ao fim do trabalho... Que culminou numa mostra visual a toda a comunidade educativa. Para além da sensibilização para o tema da natureza, permitiu estimular a criatividade e a exploração de diferentes técnicas e materiais de desenho e pintura. Tudo com Faber-Castell! Obrigada por esta oportunidade!!!