ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de S. Vicente (São Vicente)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Os utentes pesquisaram vários tipos de casas sustentáveis. A envolvência da paisagem foi de acordo com uma paisagem típica da ilha da Madeira onde a a casa estava rodeada de bananeiras, mangos, e pera abacate. Os materiais utilizados foram pasteis secos criando assim uma composição visual com cores quentes e frias próximas da realidade.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A árvore que sustenta a casa é uma espécie de laurácea da ilha da Madeira que tem como nome o Til.
Os elementos utilizados para a elaboração da casa foram recursos naturais recolhidos da floresta tais como: restos de troncos secos, que serviram para a estrutura da casa e o telhado foi forrado com galhos/ramos de urze endémico da ilha da Madeira com a colocação do colmo no topo do telhado, que protegia do frio e do calor. A casa está colocada sobre uma estrutura toda ela feita também de restos de madeiras. Foram escolhidos os materiais existentes na ilha da Madeira de forma sustentável.