ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra do Politécnico de Coimbra (Coimbra)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

O nosso trabalho foi realizado no âmbito do projeto ECOCASA, com o objetivo de criar uma casa na árvore onde habita a personagem “Ecolápis”. A ilustração do trabalho foi realizada numa folha A3 e os materiais utilizámos foram lápis e canetas para pintar.
O “Ecolápis” é um tipo de lápis produzido pela Faber-Castell que possui um corpo feito de material reciclado. Ele é faz parte dos esforços da empresa para promover práticas sustentáveis no fabrico dos seus produtos. O uso de material reciclado na produção deste lápis ajuda a reduzir o consumo de recursos naturais e minimiza o impacto ambiental no processo de fabrico.

A construção desta casa foi realizada com um princípio fundamental, a sua construção de forma sustentável. É por essa razão que esta se encontra representada sobre uma árvore, para garantir a preservação da natureza. Como podemos observar a casa foi desenhada através de um design bioclimático, ou seja, aproveita as condições climáticas locais para otimizar o conforto térmico e reduzir o consumo de energia. Para isso consideramos uma orientação solar e ângulos de inclinação específicos, para a instalação de painéis solares. Os materiais de construção também foram tidos em consideração para que a casa fosse mais sustentável, e para isso utilizou-se elementos naturais do meio ambiente, como por exemplo: a utilização de madeiras certificadas para a construção da estrutura da casa, ramos e folhas para as bordas do telhado, janelas eficientes e também é importante reparar o uso de ecopontos.
A produção de energia tem vindo a prejudicar muito o ambiente, na medida em que é um dos responsáveis pelas alterações climáticas. Assim, a energia fotovoltaica não só diminui as emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera, como também não utiliza matérias-primas escassas da natureza para a sua utilização. Os painéis solares residenciais são fáceis de instalar nos telhados ou até mesmo no solo sem interferir no estilo de vida residencial, daí serem um fator importante na promoção para práticas mais sustentáveis.
Já os ecopontos são pontos de entrega voluntária para atender à população, estimulando a responsabilidade desta para a correta distribuição dos resíduos que produzem em casa. Esta medida é importante, pois encaixa-se na política dos 3 R´s (reduzir, reutilizar e reciclar), que são uma medida fundamental para reduzir o impacto ambiental das atividades humanas, conservar recursos naturais e criar um sistema mais sustentável de produção e consumo.
Para concluir, promover a reflexão sobre as consequências ambientais geradas ao comprar, utilizar e descartar produtos é uma abordagem fundamental da educação ambiental e para a sustentabilidade. Isso envolve consciencializar as pessoas sobre o ciclo de vida dos produtos, desde a extração de recursos até estes serem descartados. Ao integrar a educação ambiental na construção de casas, podemos não apenas reduzir o impacto ambiental das novas construções, mas também criar espaços mais saudáveis, eficientes e sustentáveis para se viver.