ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária de Marco de Canaveses (Marco de Canaveses)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Respondendo à proposta da Coordenadora Eco-Escolas, a turma do 12.º ano de Artes Visuais, em Desenho A, abordou este desafio - uma ilustração – que se inseriu perfeitamente nas Aprendizagens Essenciais da disciplina.
Após a visualização dos vídeos, de apresentação do desafio e sobre o Ecolápis, foi dada total liberdade criativa, para que cada aluno pudesse desenvolver uma casa para a personagem, apenas obedecendo ao estabelecido no regulamento do concurso.
Foram muito distintas as propostas apresentadas, tanto a nível da criatividade das soluções apontadas como da componente plástica das ilustrações.
Neste caso concreto, foi usada uma técnica mista – marcadores e lápis de cor – numa abordagem de harmonia de cores, em consonância com a Natureza.
A ilustração transmite a sensação de floresta densa, quase impenetrável, até pela luz, como se a casa do Ecolápis fosse um reduto, bem protegido, de todos os males que afetam o ambiente e a floresta, em particular.
A casa parece fundir-se com a árvore e os materiais que este “projeto” prevê são madeira, da própria árvore, e folhas, que funcionam como isolantes, térmico e da água.

A escolha de materiais que abundam na floresta, deve-se ao facto de se pretender que a casa tenha o menor impacto possível na paisagem, para que passe despercebida, e para que, desta forma, materiais artificiais sejam reduzidos a um mínimo indispensável, num claro apelo, ilustrado, à sustentabilidade na construção