ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Secundária de Marco de Canaveses (Marco de Canaveses)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Respondendo à proposta da Coordenadora Eco-Escolas, a turma do 12.º ano de Artes Visuais, em Desenho A, abordou este desafio - uma ilustração – que se inseriu perfeitamente nas Aprendizagens Essenciais da disciplina.
Após a visualização dos vídeos, de apresentação do desafio e sobre o Ecolápis, foi dada total liberdade criativa, para que cada aluno pudesse desenvolver uma casa para a personagem, apenas obedecendo ao estabelecido no regulamento do concurso.
Foram muito diferentes as propostas apresentadas, tanto a nível da criatividade das soluções apontadas como da componente plástica das ilustrações.
Neste caso concreto, foi usada uma técnica mista – aguarelas, lápis de cor e lápis de grafite – numa abordagem de harmonia de cores, em consonância com a Natureza.
A ilustração transmite a sensação de floresta densa, numa vista pouco usual, de cima, como se fosse a vista de um pássaro a sobrevoar a casa.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Os materiais propostos neste “projeto” apelam à reutilização de materiais, neste caso distintos - madeiras, para o soalho, de marcadores já gastos, como pilares, caixas de lápis sem uso, para o telhado.