ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 da Toutosa (Marco de Canaveses)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O trabalho apresentado foi elaborado em folha de papel cavalinho A3, tendo por base um registo gráfico a lápis de grafite, realizado a partir de visualização de diversas formas de árvores, analisando as suas partes constituintes, tronco, ramos, folhas, flores e frutos. Posteriormente foi aplicada uma técnica mista de pintura, utilizando a aguarela sobre o fundo (Céu). Para concluir, foram elaborados a lápis de grafite, sombreamentos, transmitindo a sensação de volume. De referir que foi muito motivador visualizar o empenho e dedicação dos alunos na realização deste desafio- criação da casa para o Ecolápis!

O elemento natural escolhido para a casa do Ecolápis foi uma árvore robusta, de tronco largo, muito ramificada e cheia de folhas de vários tons verdes. A árvore escolhida é de grande porte pois suporta diversas casas, a do Ecolápis e a os seus dos seus vizinhos, desta forma salienta-se a necessidade de se viver em sociedade, na partilha e espaços, promovendo hábitos de vida saudável ao ar livre, brincando no baloiço, subindo as escadas e contemplando a paisagem nas varandas das casas.