ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica de Penafiel Sul (Penafiel)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Este projeto destinou-se à criação de um desenho para o Concurso A casa do Ecolápis do Programa Eco-Escolas.
Primeiramente, fez-se um brainstorming do projeto Eco-Escolas. O que significa, o que se pode fazer e ajudar em casa e na escola. Com as ideias partilhadas, tirou-se um momento para um pequeno debate de sugestões sobre o tema. Seguidamente, explorou-se o tema através do vídeo da FABER-CASTELL para motivar as inspirações dos pequenos artistas.
youtube.com/watch?v=4QVHpdI4sjA
Após a articulação de conhecimentos e reflexão sobre os critérios a ser cumpridos, indicados pelo Programa Eco-Escolas, deu-se início ao trabalho prático.
Os alunos acabaram por estruturar o desenho com o uso lápis de carvão e lápis de cores.
Neste trabalho participaram os alunos do 6º ano, segundo ciclo de escolaridade. Contudo, cada aluno fez um trabalho individual e um trabalho foi selecionado para o concurso, como o apresentado.
Metodologia/Envolvimento dos alunos: Os intervenientes, para além de terem ampliado o seu conhecimento sobre a reciclagem num ambiente divertido, também tiveram a oportunidade de se envolver com a arte de uma forma única. A atividade proporcionou uma experiência enriquecedora, estimulou a criatividade, o interesse pelo meio ambiente e reforçou a importância de atividades que complementam o processo de ensino e aprendizagem.
Coordenação deste Projeto: Docente de Educação Visual em colaboração com as docentes do Programa Eco-Escolas.

o lápis a carvão e os lápis de cores foram os materiais utilizados, pois são macios e fácil de sombrear e colorir permitindo que o acabamento final fique mais limpo.