ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EBI/JI Frei António das Chagas (Vidigueira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O processo de participação no concurso “A CASA DO ECOLÁPIS” (ECOCASA) passou por diversas fases de motivação e sensibilização junto dos alunos, visando a sua participação.
A abordagem inicial passou pela necessidade de se preservar os espaços verdes e pelo reavivar das brincadeiras da época dos antepassados dos alunos, de forma a preservá-las também para memória futura.
De seguida foram apresentados os ciclos do ECOLÁPIS e da madeira e ainda as propriedades físicas e mecânicas da madeira.
Foram fornecidas algumas orientações para a criação da personagem e abordadas temáticas em torno da representação, esboço, posição relativa dos objetos, posição absoluta dos objetos (vertical, horizontal, oblíqua), perspectiva, escala, movimento/perspectiva e movimento/ação.
Foi também apresentado um conjunto de imagens para que os alunos se pudessem inspirar e adoptar/adaptar algumas ideias.
Foi realçada a importância da realização de esboços até ao trabalho final.
Foram realizadas representações de estudos de texturas tendo em vista as características físicas da personagem.
A utilização do lápis grafite, técnicas de pinturas com lápis de cor, técnicas de pintura, texturas visuais por construção, o valor nas texturas visuais, exemplos de texturas visuais, estudos de textura e cor, foram também aspetos abordados ao longo de todo o processo.
Para finalizar, foram dadas algumas orientações para a preparação da folha/suporte para apresentação final do trabalho.
Técnica/Materiais utilizados:
Lápis grafite e Tinta Guache.

Foi sugerida a criação de um habitat em forma de “casa na árvore” para a personagem ECOLÁPIS, criando-se, dessa forma, um ambiente mágico em que a imaginação e a criatividade de cada aluno o pudesse povoar, de acordo com as suas vivências e pesquisas realizadas para o efeito.
A personagem ECOLÁPIS, a casa em madeira construída sobre a árvore, o acesso (escada), o baloiço e a sua localização, num ambiente de quase mistério, são peças de um conjunto que nos transportam para o reino dos sonhos e da fantasia, em que a natureza e o que ela nos pode oferecer é a protagonista principal.
Cuidemos da floresta e da natureza, que elas se encarregarão de nos compensar!