ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB1 das Acácias (Benavente)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Este desafio foi realizado pelos alunos do duas 2º ano D2 da Escola Básica de Acácias.
Os alunos mostraram-se muito empenhados e interessados na elaboração de todo o desafio.
Ante de iniciar o desafio foi apresentado, o ciclo de vida do Ecolápis, através do material disponibilizado pela Faber-Castell, assistiram também à oficina de ilustração “Ecocasa – A casa do Ecolápis”. Pesquisaram sobre o que é uma casa na árvore, que materiais se podem usar, compreenderam a importância da sustentabilidade e refletiram acerca de uma boa utilização dos materiais, de forma a evitar o desperdício.
No Dia Mundial da Árvore, falámos sobre a importância das árvores e sobre os perigos que vêm da sua poluição. Para que os alunos pudessem refletir sobre o tema foram-lhes apresentados alguns vídeos. Após o diálogo sobre a importância da preservação das árvores foi proposto aos alunos realizar o desafio “Ecocasa – A casa do Ecolápis”.
O trabalho foi realizado individualmente, no recreio cada aluno escolheu uma árvore para que a mesma fosse a casa do Ecolápis. Numa folha de tamanho A3, desenharam a árvore escolhida, a casa e depois o Ecolápis, pintaram com o material à escolha (com lápis de cor, lápis de cera, canetas), colaram ainda alguns elementos que recolheram no recreio (folhas, paus, etc).
Após a conclusão dos trabalhos estes foram apresentados a toda a turma e foi escolhido através de votação o trabalho a enviar para o desafio “Ecocasa – A casa do Ecolápis”.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
No recreio os alunos recolheram alguns elementos naturais como folhas e pequenos ramos que puderam incluir nos seus trabalhos de forma a dar maior realismo ao desenho.