ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 de João Pedro de Andrade (Ponte de Sor)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Os alunos de 6º ano na disciplina de Educação Visual foram incentivados a realizar o desafio que a ABAAE | Programa Eco-Escolas e a Faber-Castell lançaram: criar a casa na árvore onde habita a personagem “Ecolápis”.
Foi analisada a documentação disponibilizada: ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: Brochura do Ecolápis + Cartaz com o ciclo do Ecolápis);assistiram à Oficina de Ilustração ”Ecocasa- A casa do Ecolápis”.
Seguiu-se uma reflexão/debate com visionamento de imagens sobre a casa na árvore, construídas de forma sustentável com recurso à utilização de elementos naturais, garantindo a preservação da natureza. Posteriormente os alunos realizaram esboços, onde utilizaram a imaginação e a criatividade.
No trabalho selecionado a aluna optou pela construção da casa no sobreiro por ser uma das espécies de árvores mais predominante no Alentejo e com o formato dos cogumelos para alertar para este precioso recurso natural que urge preservar garantindo a sustentabilidade. Na construção da casa do Ecolápis privilegiou a casca do sobreiro- cortiça e outros elementos naturais
O trabalho foi realizado em folha A3 de desenho e aplicaram como material de pintura, lápis de cor, lápis de cera aguareláveis e canetas de feltro.

Foi escolhido a cortiça porque é um produto natural e ecológico e amigos do meio ambiente, a sua superfície rugosa serve de esconderijo para pequenos moradores e faz com que eles se sintam no seu ambiente natural. É leve resistente à água, confortável e fácil de cortar, sendo ao mesmo tempo completamente seguro.