Escola Básica e Secundária Gama Barros (Sintra)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
Memória descritiva
A turma do 12ºano do Curso de Artes Visuais da Escola Básica e Secundária Gama Barros foi uma das selecionadas para participar no concurso “ECOCASA“ do Ecolápis, desafio Faber-Castell organizado pela ABAAE | Programa Eco-Escolas. A professora da disciplina de Desenho A, Lara Ribeiro propôs aos alunos a criação da casa na árvore onde habita a personagem Ecolápis. Os alunos depois de terem assistido ao vídeo de apresentação e de serem informados sobre o regulamento do concurso, refletiram sobre o tema e efetuaram uma pesquisa sobre construções arquitetónicas sustentáveis. Em seguida realizaram os esboços, revelando casas com características muito especiais e originais. Os trabalhos finais foram realizados com a utilização de aguarelas e lápis de cor. Como conclusão, este projeto foi muito positivo pois permitiu refletir sobre atitudes a tomar no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, a aplicação de técnicas e materiais de desenho e pintura, o sentido estético, a criatividade e a preocupação pela preservação do meio ambiente.
Descrição da ECOCASA do Ecolápis:
A minha árvore é um prédio onde vivem os lápis de cores primárias, secundárias, neutras e onde cada cor tem a sua casa. Em baixo existe uma biblioteca cheia de livros feitos com papel reciclado e escritos pelos lápis ecológicos. No topo da árvore é a cada do Ecolápis que tem uma janela aberta de onde estão a sair folhas de papel reciclado. A árvore também funciona como fábrica dos lápis sendo possível ver as grafites coloridas a crescerem nos seus ramos.
Nome da aluna: Madalena Gato
Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A árvore com as suas folhas formando a copa da mesma e a atmosfera. A escolha da árvore recai no tema do concurso, a casa do Eco-Lápis que para a aluna é uma árvore, símbolo da vida, as folhas da copa porque é a partir da árvore que se faz a pasta de papel e neste caso para a poupar usamos papel reciclado como mencionado na memória descritiva. Mencionado pela aluna: "No topo da árvore é a cada do Ecolápis que tem uma janela aberta de onde estão a sair folhas de papel reciclado. A árvore também funciona como fábrica dos lápis sendo possível ver as grafites coloridas a crescerem nos seus ramos".