ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária Gama Barros (Sintra)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Memória descritiva
A turma do 12ºano do Curso de Artes Visuais da Escola Básica e Secundária Gama Barros foi uma das selecionadas para participar no concurso “ECOCASA“ do Ecolápis, desafio Faber-Castell organizado pela ABAAE | Programa Eco-Escolas. A professora da disciplina de Desenho A, Lara Ribeiro propôs aos alunos a criação da casa na árvore onde habita a personagem Ecolápis. Os alunos depois de terem assistido ao vídeo de apresentação e de serem informados sobre o regulamento do concurso, refletiram sobre o tema e efetuaram uma pesquisa sobre construções arquitetónicas sustentáveis. Em seguida realizaram os esboços, revelando casas com características muito especiais e originais. Os trabalhos finais foram realizados com a utilização de aguarelas e lápis de cor. Como conclusão, este projeto foi muito positivo pois permitiu refletir sobre atitudes a tomar no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, a aplicação de técnicas e materiais de desenho e pintura, o sentido estético, a criatividade e a preocupação pela preservação do meio ambiente.
Descrição da ECOCASA do Ecolápis:
A minha casa do Ecolápis é constituída por vários andares dentro do tronco da árvore, com pequenas varandas para ter uma visão total à volta da casa. No topo são as divisões principais, junto com um terraço, donde o Ecolápis consegue observar toda a floresta e cumprir o seu papel de guarda-florestal. O seu meio de transporte é um paraquedas construído com um cogumelo.
Nome da aluna: Matilde Brandão

A árvore e a observação feita pelo eco-lápis de toda a floresta o que faz cumprir o seu papel de guarda-florestal. O seu meio de transporte é um paraquedas construído com um cogumelo.