ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 Professor Noronha Feio (Oeiras)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O Desafio “A casa do Ecolápis” foi apresentado a 3 turmas do 2º ciclo (5ºanos). Aproximadamente 61 alunos trabalharam com empenho e entusiasmo durante este 3º período. Primeiramente visualizaram os vídeos de apresentação do desafio e Sabe mais sobre o Ecolápis. Ainda, a sessão online “Oficina de Ilustração – Ecocasa, a casa do Ecolápis”.
Na ilustração deveria constar, obrigatoriamente, os seguintes elementos: a árvore, a casa a personagem “Ecolápis”.
Tivemos uma aula no exterior para observação e desenho de 4 árvores, à escolha, da escola.
Em casa, os alunos foram pesquisar modelos de casas na árvore e os respetivos esboços, 3 a 4 modelos diferentes.
Numa folha A3 combinaram os elementos pesquisados e esboçados na saída ao exterior, acrescentaram outros elementos diferentes, além dos mencionados, enquadrados no tema sugerido.
Pintaram com materiais riscadores e/ou pictóricos selecionados por eles.
Neste caso o aluno escolheu usar aguarelas, lápis de cor e de cera.
Em algumas turmas o Desafio foi mais longe, foi pedida a construção da personagem Ecolápis.
Os Projetos apresentados incluíam a memória descritiva elaborada igualmente pelos alunos.
No final do ano letivo, está prevista uma Exposição com todos os trabalhos da turma 4ºA (1º ciclo) e das 3 turmas do 5º ano (5ºA, 5ºC e 5ºG). Serão expostos os trabalhos, as memórias descritivas e a personagem em 3D do Ecolápis.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
O Ecolápis estava a passear pela floresta quando viu uma árvore muito bonita. Para não destruir a floresta plantou uma árvore e então esperou, esperou e esperou. Passado alguns meses cortou a árvore para usar a madeira da árvore para a casa. E então começou a contruir a sua casa, a construção durou alguns meses. Para as janelas o Ecolápis usou alguns plásticos que encontrou na floresta, para as cordas do baloiço usou folhas e seda que foram pintadas com amoras pretas e para tapar os buracos entre as madeiras e para o telhado não cair usou lama. Agora depois deste trabalho todo pode sentar-se no baloiço enquanto olha para a sua obra prima.
Guilherme Carrondo
5ºA