ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 Professor Noronha Feio (Oeiras)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O Desafio “A casa do Ecolápis” foi apresentado a 3 turmas do 2º ciclo (5ºanos). Aproximadamente 61 alunos trabalharam com empenho e entusiasmo durante este 3º período. Primeiramente visualizaram os vídeos de apresentação do desafio e Sabe mais sobre o Ecolápis. Ainda, a sessão online “Oficina de Ilustração – Ecocasa, a casa do Ecolápis”.
Na ilustração deveria constar, obrigatoriamente, os seguintes elementos: a árvore, a casa a personagem “Ecolápis”.
Tivemos uma aula no exterior para observação e desenho de 4 árvores, à escolha, da escola.
Em casa, os alunos foram pesquisar modelos de casas na árvore e os respetivos esboços, 3 a 4 modelos diferentes.
Numa folha A3 combinaram os elementos pesquisados e esboçados na saída ao exterior, acrescentaram outros elementos diferentes, além dos mencionados, enquadrados no tema sugerido.
Pintaram com materiais riscadores e/ou pictóricos selecionados por eles.
Neste caso a aluna escolheu "Os materiais que eu usei para fazer o trabalho foram o lápis de grafite B para desenhar e depois usei lápis de cor para pintar e o céu pintei com lápis de cera".
Em algumas turmas o Desafio foi mais longe, foi pedida a construção da personagem Ecolápis.
Os Projetos apresentados incluíam a memória descritiva elaborada igualmente pelos alunos.
No final do ano letivo, está prevista uma Exposição com todos os trabalhos da turma 4ºA (1º ciclo) e das 3 turmas do 5º ano (5ºA, 5ºC e 5ºG). Serão expostos os trabalhos, as memórias descritivas e a personagem em 3D do Ecolápis.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A casa do Ecolápis tem um tronco a segurar a casa na árvore e tem uma escada de madeira que vai dar à casa.
A casa é toda decorada com coisas que o meio ambiente dá, o telhado é feito de penas, as janelas têm folhas à volta e as portas também e as paredes são feitas de pétalas de girassol.
A casa também tem uma varanda de madeira em frente à porta e dentro da casa, outra varanda onde está o Ecolápis pronto para descer num super escorrega da cor do mar e no final do escorrega cai na relva fofa.
Por cima da casa na árvore, podemos ver também, ramos com folhas a saírem pelo telhado.
Daniela Almas
5ºC