ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica André de Resende (Évora)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Alguns alunos do 5º B da Escola Básica André de Resende aceitaram o desafio lançado pela ABAAE e a Faber-Castell de criar uma casa onde habita a personagem “Ecolápis”. Esta atividade, inserida no Programa Eco-Escolas, tem como objetivo a representação de uma casa na árvore, construída de uma forma sustentável e garantindo, assim, a preservação da Natureza.
Os professores coordenadores do Programa Eco-Escolas deram a conhecer aos alunos o ciclo de vida do Ecolápis, através do material disponibilizado pela Faber-Castell: Brochura do Ecolápis e Cartaz com o ciclo do Ecolápis.
Após debate e reflexão sobre questões ambientais, os alunos foram incentivados a desenvolver a criatividade na ilustração da construção da casa na árvore, devendo esta ser construída de forma sustentável e estar bem integrada na árvore.
Como materiais de pintura, os discentes tiveram liberdade para utilizar técnica mista, contudo, a aluna responsável pela ilustração optou pelas aguarelas.

Neste trabalho, os elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis foram a madeira para a construção da casa e o aproveitamento das folhas caídas para o telhado (daí a representação da pá e da vassoura). O acesso à habitação faz-se através de uma escada com degraus esculpidos no tronco da árvore.
Na ilustração são visíveis dois grandes olhos, uma boca e um nariz (porta de entrada) por forma a ser transmitida a ideia que as árvores são seres vivos e que, como tal, têm de ser protegidas. Um dos olhos da árvore está a lacrimejar uma vez que esta está a perder as folhas.
Estas escolhas derivam da preocupação que a casa fosse construída de forma sustentável, muito bem integrada na Natureza e, acima de tudo, que as florestas sejam preservadas.