ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária Soares Basto (Oliveira de Azeméis)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Metodologia de Trabalho:
O projeto foi realizado integralmente em sala de aula, onde iniciamos com um esboço preliminar para reunir as principais ideias dos alunos sobre a "ECOCASA". Esta fase inicial permitiu que os alunos expressassem livremente sua criatividade e contribuíssem com sugestões para o trabalho final. Ao longo do desenvolvimento do projeto, os alunos aplicaram técnicas de pintura que aprenderam durante o ano letivo. Este processo envolveu a exploração de diversas abordagens artísticas, incentivando a expressão individual e a colaboração de todos. A adesão à atividade foi entusiástica, refletindo-se na qualidade e originalidade dos trabalhos produzidos.
O Manuel utilizou uma combinação de lápis de cor e lápis de cera para criar a ilustração. A mistura desses materiais permitiu ao aluno obter uma rica variedade de texturas e tons, dando vida aos detalhes da ilustração.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Descrição dos Elementos Naturais:
A casa do Ecolápis, é feita inteiramente de madeira, incluindo o telhado. A escada de acesso é construída de madeira e está presa diretamente na árvore, proporcionando uma integração orgânica com o ambiente natural. No exterior, há uma cadeira e um varandim, ambos feitos de madeira, que criam um espaço acolhedor para observação e relaxamento.
Para promover a biodiversidade, foi incluída uma pequena casa de madeira para os pássaros nidificarem, incentivando a presença de vida selvagem no entorno da casa do Ecolápis. Além disso, uma corda suspensa foi adicionada para permitir aventuras mais radicais, simbolizando a diversão e a interação ativa com a natureza.
Motivação e Escolha dos Materiais:
A escolha de madeira para todos os elementos reflete a intenção de utilizar recursos naturais de forma sustentável. A madeira é um material renovável, e seu uso na construção enfatiza a importância da sustentabilidade e do respeito ao meio ambiente. A inclusão de uma casa para pássaros e de uma corda para aventuras reforça a mensagem de coexistência harmoniosa e interativa com a natureza.