ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

A professora começou por apresentar à turma a personagem do Ecolápis. De seguida, visualizaram o vídeo disponibilizado na plataforma da ABAAE sobre o processo de confeção dos lápis da FaberCastell.
A fase seguinte consistiu num trabalho individual de desenho e pintura da Ecocasa do Ecolápis. No final, os trabalhos foram apreciados pelos colegas, tendo em conta as regras. Os alunos escolheram um dos desenhos que depois foi reproduzido em formato A3. O trabalho final contou com a participação de todos os alunos. Utilizaram-se diferentes materiais de desenho (lápis de grafite e borracha) e de pintura (aguarelas, marcadores e lápis de cor). A base de trabalho foi o papel cavalinho A3.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Através do diálogo, a turma chegou à conclusão de que a Ecocasa poderia ser construída com canas nas paredes, folhas no telhado, pedrinhas na porta e galhos na escada. Estes são elementos naturais que facilmente o Ecolápis poderia encontrar na floresta.