ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB1 do Rossio de S. Brás (Évora)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Este trabalho foi realizado pelo aluno Simão, da turma do 3ºB.
Depois de a professora da turma ter apresentado o projeto à turma, através da visualização de vídeos sobre o tema e da transmissão do regulamento do trabalho, os alunos mostraram-se muito entusiasmados, não só porque já conheciam o Ecolápis, mas também porque adoram abarcar novos desafios. Assim, intentaram em elaborar o seu projeto, individualmente, utilizando os materiais de pintura existentes na sala de aula e recorrendo a objetos e a materiais recicláveis, ora dentro da sala de aula, ora no recreio e no espaço exterior à escola. Posteriormente, foi realizada uma votação na comunidade escolar e o trabalho do Simão foi o vencedor, porque reuniu todos os pressupostos delineados no regulamento.

Os materiais utilizados neste trabalho foram rolhas de cortiça, galhos de árvore, folhas de pinheiro, papel, lápis de aguarela, cola-quente, flor-do-pinheiro, pincéis, tesoura e água.
As rolhas representam o tronco da árvore e as folhas foram feitas a partir de papel pintado com lápis aguarela. Fiz as paredes da casa com galhos de árvore e na porta coloquei uma flor-do-pinheiro. No telhado temos folhas de pinheiro. Pintei a relva com lápis de aguarela e desenhei o Ecolápis.
Os elementos acima descritos foram colados com cola-quente. Reutilizámos as rolhas de cortiça, porque é um produto dos sobreiros (árvores autóctones do Alentejo) e, no campo perto da nossa escola, recolhi os restantes materiais naturais.