ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desafio do ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS foi proposto aos alunos do 5.º ano de escolaridade. Os alunos visualizaram o workshop “Oficina de Ilustração – Ecocasa, a casa do Ecolápis”, com o objetivo de contribuir com algumas ideias e ferramentas para a participação da escola neste desafio. Posteriormente a Coordenadora do Programa Eco-Escolas deu a conhecer o processo de fabrico dos lápis (desde a florestação até ao lápis). Em contexto sala de aula foi explicado o tema, onde foi debatida a problemática da preservação da natureza.
No âmbito do Clube Eco-Torcatinho foi explorada a temática sobre os habitats terrestes e as espécies que nele existem e posteriormente realizaram-se várias atividades, desde ações de sensibilização, visualização de vídeos e sessões sobre a biodiversidade, ministradas pelo Laboratório da Paisagem e pela Coordenadora do Clube Eco-Torcatinho. Posteriormente os alunos fizeram desenhos e ilustrações, para finalizar procedeu-se à seleção dos melhores trabalhos.

Os alunos do 5.º ano de escolaridade, da Escola Básica do Vale de S. Torcato, tiveram conhecimento do projeto Ecolápis e manifestaram interesse em participar. Foi um desafio interessante onde a criatividade surgiu. Inspiraram-se nas séries infantis, que tinham
casas nas árvores. Adoram dar asas à imaginação.