ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Metodologia de Trabalho:
1. Apresentação do projeto aos alunos do 5.º C, explicando o conceito de uma "ECOCASA" e a importância da sustentabilidade.
- Discussão em Grupo: Debate sobre os elementos essenciais que devem estar presentes na ilustração (árvore, casa e a personagem "Ecolápis").
2. Pesquisa e Inspiração:
- Exploração de Referências: Análise de exemplos de casas ecológicas e elementos naturais que poderiam ser incluídos na ilustração.
- Recolha de Ideias: Cada aluno fez esboços e desenvolveu as suas ideias, discutindo em grupos para trocar feedback.
3. Desenvolvimento do Projeto:
- Desenho Inicial: Os alunos começaram com esboços preliminares em papel A4.
- Revisão e Aperfeiçoamento: Feedback contínuo do professor, com sugestões de melhorias e ajustes.
- Transferência para Papel A3: Após aprovação dos esboços, os alunos transferiram seus desenhos para papel A3.
4. Aplicação das Técnicas de Pintura:
- Aguarelas: Utilizadas para criar fundos e dar um efeito suave e natural às ilustrações.
- Lápis de Cor: Detalhe e definição dos elementos principais, como a árvore, a casa e o Ecolápis.
- Canetas de Feltro: Realce dos contornos e detalhes finais, adicionando contraste e profundidade.
Materiais de Pintura Utilizados:
- Aguarelas.
- Lápis de Cor.
- Canetas de Feltro.
- Caneta preta fina.
Envolvimento dos Alunos:
- Participação Ativa: Todos os alunos foram incentivados a contribuir com suas ideias e participar ativamente em todas as etapas do projeto.
- Colaboração e Troca de Ideias: Trabalho em grupos para promover a colaboração e troca de feedback construtivo.
- Desenvolvimento de técnicas: O projeto permitiu que os alunos aprimorassem as suas técnicas de desenho e pintura, além de aprenderem sobre a importância da sustentabilidade.
Na turma C do 5.º ano o trabalho escolhido foi realizado pela Nicole e pela Sofia.

Descrição dos Elementos Naturais Escolhidos:
- Árvore: Escolhida por simbolizar a natureza e a importância das plantas na manutenção do equilíbrio ecológico. As árvores são vitais para a purificação do ar e oferecem abrigo e alimento para várias espécies.
- Casa: Representa um lar sustentável, incorporando elementos ecológicos como telhados verdes, painéis solares e uso eficiente de recursos. A casa é o núcleo do projeto, destacando a necessidade de construções sustentáveis.
- Personagem “Ecolápis”: Um lápis ecológico, simbolizando a criatividade e o compromisso com a sustentabilidade. O Ecolápis é a personagem central que interage com o ambiente, educando sobre práticas ecológicas.
O projeto "ECOCASA do Ecolápis" foi uma atividade enriquecedora que combinou arte, criatividade e educação ambiental. Através desta atividade, os alunos não só desenvolveram suas técnicas artísticas, mas também aprenderam sobre a importância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente.