ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB1/PE do Covão e Vargem (Câmara de Lobos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Respondendo ao desafio promovido pela ABAAE, em conjunto com a Faber-Castell, foi-nos proposto a participação no desafio “Ecocasa – A casa do Ecolápis – Desafio Ecolápis 2023-24”. Os alunos que participaram neste desafio foram as turmas de 2º, 3º e 4º anos. Primeiro foi feita uma explicação em que consistia o desafio, depois foi apresentado vídeo sobre a história da fábrica da Faber-Castell e visualizaram todo o material de vida do Ecolápis. De seguida, foi apresentado o desafio “Ecocasa”, onde levou o aluno à sua imaginação, desenvolvendo, assim, a criatividade. O aluno teve de criar uma casa sustentável e, também, garantir a preservação da natureza. Seguidamente, foram selecionados 3 desenhos e as imagens do “Ecolápis” foram colocadas no respetivo desenho, com a localização à escolha da criança autora do desenho.

O “Ecolápis” construiu a sua casa na floresta Laurissilva, floresta endémica na ilha da Madeira, baseada na casa típica madeirense, mas suspensa numa linda folha de bananeira. O “Ecolápis” visitava o seu jardim todos os dias, pois gostava muito de lá estar. Para chegar à sua casa, usava uma trepadeira, feita com casca de bananeira.
A técnica utilizada foi o desenho e pintura com lápis de cor Faber-Castell.