ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária de S. Bento (Vizela)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Desenho A e tem como objetivo representar o eco-lápis na sua casa da árvore.
Para este trabalho, eu escolhi optar por uma visão mais fantasiosa e expressiva, eu queria passar para as pessoas que olharem para esta casa, a visão de um mundo mais sustentável, onde a poluição é um crime contra a humanidade. Para este trabalho, eu utilizei aguarelas para a cor base do desenho, lápis de cor Faber Castel versão Black Edition para pintar por cima e trazer as cores à vida, marcadores para cores mais fortes, canetas de gel para detalhes pequenos e luz.
Depois de várias pesquisas, quis construir a eco-casa à imagem de uma fantasia, onde o tronco da casa é baseado numa árvore, e o topo é uma mistura de folhas com o topo de um cogumelo. A casa é toda ela sustentável, desde as luzes naturais de plantas noturnas, até às janelas construídas com cordas sisal, uma corda biodegradável e pedras para a calçada.
Esta casa é o porto seguro do eco-lápis, é lá dentro onde ele descansa, brinca e tem uma sala própria para reciclar diariamente caso encontrar lixo fora da sua propriedade, ele leva consigo o seu saco de pano onde mete tudo lá e no final do dia leva para casa onde garante que o lixo foi bem separado. Ele tem um espaço fora da sua casa onde consegue praticar atividade física, um tronco curvado na parte de fora onde ele se senta e descansa a olhar para a paisagem envolvente. As cores do ambiente à sua volta transmitem boas sensações, o verde a felicidade, o azul a calma e o roxo a paz. O eco-lápis gosta de ir para o andar de cima admirar a vista, quando chove ele adora sentir o cheiro das pétalas gigantes da Rosa Rubiginosa que traz tranquilidade e bons pensamentos.
Queria mostrar a importância que as cores e a imaginação conseguem trazer ao nosso mundo. As cores são o espelho dos nossos sentimentos, um ambiente em que nós possamos viver rodeados de cores calmas e com boas energias, é um ambiente onde conseguimos ter força de vontade para mudar o mundo.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha: