ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária de S. Bento (Vizela)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Desenho A e tem como objetivo representar o eco-lápis na sua casa da árvore.
Para este trabalho optei por uma abordagem mais realista, expressiva e fantasiosa. Utilizei uma técnica mista de aguarela, lápis de cor e tinta acrílica.
Após algumas pesquisas, projetei uma casa baseada no tronco de uma árvore, num espaço natural, com um fundo azul estrelado. A casa é feita com apenas elementos naturais, recicláveis e amigos do ambiente, maioritariamente madeira do tronco, havendo vários sítios naturais com plantas e jardim. A estrutura da árvore e os seus ramos fazem alusão à árvore da vida.
É uma casa na árvore funcional, criativa, confortável, ecológica e sustentável, um espaço seguro, onde o eco-lápis pode estar confortável e descansar, divertir-se, receber os seus amigos, observar o céu e a paisagem e, claro, cuidar do meio ambiente. As duas casas salientes são inspiradas em casas tradicionais ao redor do mundo. A árvore está iluminada, com luz ecológica, simbolizando a luz, a beleza e importância da vida natural. Adicionei também um baloiço na parte exterior da árvore, feito com lianas e um pequeno tronco. O eco-lápis destaca-se na paisagem, encontrando-se num pequeno jardim natural, numa das suas varandas.
Queria destacar a importância e realçar a beleza do mundo natural. Devemos valorizar, proteger e preservar o meio ambiente, lembrando-nos da harmonia, beleza e diversidade que podemos encontrar quando vivemos em equilíbrio com a natureza.
Leonor Monteiro 11ºB