ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária de S. Bento (Vizela)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da Ilustração:

No desafio “Ecolápis” deste ano letivo 2023-2024, a ABAAE e a Faber- Castell propuseram criarmos a casa na árvore onde habita a personagem “Ecolápis”.
Deste modo, dando asas à minha imaginação, coloquei-me no lugar do “Ecolápis” e pensei como seria a minha casa na árvore de sonho.
Primeiramente, esta teria que ser bem alta e completamente rodeada por Natureza, para fugir aos fardos mundanos e logo depois, teria de refletir felicidade e conforto, visto que são estes os sentimentos que a Natureza me traz.
Para a elaboração deste trabalho, comecei por pesquisar artistas que pudesse usar como referência. Foi assim que me deparei com o artista austríaco Friedensreich Hundertwasser. Fiquei admirada com a sua paleta de cores e logo pensei que uns vitrais com as mesmas dariam a felicidade à casa que eu tanto procurava. Foi a partir daí que tudo começou a ganhar vida, pois visto que os vitrais são restos de vidros estilhaçados, não conseguia pensar em nada mais ecológico.
A composição final foi realizada numa folha de desenho de tamanho A3. Na mesma, construí a casa da árvore com apenas materiais naturais. As escadas que levam o “Ecolápis” até a mesma são feitas de bambu, e todo o resto da casa, quer estrutura e varandas são feitas com madeiras variadas, quer seja restos de paletes, ou galhos meramente encontrados no chão, com o objetivo de nunca desperdiçar material. Por sua vez, os telhados são revestidos por palha, visto que esta é uma fibra natural, sustentável e que não precisa de desflorestação para servir de matéria prima. Estes contam também com musgos que armazenando enormes quantidades de carbono e ajudando no ciclo de nutrientes do solo e na decomposição de matéria orgânica, podem ajudar na recuperação de ecossistemas desestabilizados. Por fim, com algumas cordas de navios perdidas na imensa poluição do oceano, consegui ainda criar algumas diversões para o “Ecolápis”, como o baloiço visível do lado esquerdo.
Todas estas ideias foram concretizadas usando somente lápis de cor Faber-Castell, que me ajudaram muito a trabalhar a técnica de sobreposição, acompanhada de dicas da professora.
Joana Ferreira
Turma- 12º B

Construí a casa da árvore com apenas materiais naturais. As escadas que levam o “Ecolápis” até a mesma são feitas de bambu, e todo o resto da casa, quer estrutura e varandas são feitas com madeiras variadas, quer seja restos de paletes, ou galhos meramente encontrados no chão, com o objetivo de nunca desperdiçar material. Por sua vez, os telhados são revestidos por palha, visto que esta é uma fibra natural, sustentável e que não precisa de desflorestação para servir de matéria prima. Estes contam também com musgos que armazenando enormes quantidades de carbono e ajudando no ciclo de nutrientes do solo e na decomposição de matéria orgânica, podem ajudar na recuperação de ecossistemas desestabilizados. Por fim, com algumas cordas de navios perdidas na imensa poluição do oceano, consegui ainda criar algumas diversões para o “Ecolápis”, como o baloiço visível do lado esquerdo.