ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária de S. Bento (Vizela)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Ana Ribeiro – 9.ºA | Escalão 2
O Desafio “Ecolápis” deste ano letivo 2023-2024 foi proposto e desenvolvido nas aulas de Educação Visual, tendo sido apresentados e discutidos com os diversos alunos os documentos disponibilizados na página da ABBAE. A proposta teve como base o contexto da Educação Ambiental para a Sustentabilidade em que cada aluno criou, com bastante empenho, a sua ilustração centrada na casa na árvore onde habita a personagem “Ecolápis”. Foi feita a exposição dos trabalhos e selecionados os mais interessantes para o concurso.
A autora desta belíssima proposta, Ana Ribeiro do 9.º ano, redigiu a memória descritiva pelo que referiu o seguinte: “de acordo com os objetivos da proposta, decidi utilizar diversos materiais de pintura sendo que utilizei aguarelas (no céu, no lago e nas árvores), marcadores (na relva e nos telhados) e lápis de cor (na árvore, na estrutura da casa, na relva, no ecolápis e no seu amigo pássaro). Na paisagem da pintura, optei por usar carvalhos, também fiz um lago onde o ecolápis e o seu amigo poderiam passar algum tempo juntos, e desenhei alguns percursos para eles poderem deslocar-se sem terem de passar pela relva, e assim preservá-la. A casa situada no lado esquerdo da ilustração é a casa do ecolápis e do seu amigo pássaro, pelo que optei por usar madeira de bétula pois é uma árvore situada numa zona alta de Portugal. Para o telhado optei por utilizar palha pois é um método tradicional e que usa vegetação seca. No mesmo lado coloquei um baloiço onde o ecolápis poderá contemplar a paisagem e ao mesmo tempo, divertir-se. A casa do lado direito é um lugar onde os dois amigos poderão utilizar para se divertirem, brincarem, jogar jogos, danças, etc. Usei os mesmos materiais nessa casa e para eles terem acesso fácil e se deslocarem de um lado para o outro, imaginei uma ponte suspensa, em madeira, já que os materiais naturais não prejudicam em demasia o ambiente. Ilustrei duas árvores que suportam as duas casas e entram em harmonia com o “cenário” natural e no inicio do tronco coloquei duas portas que vão dar a duas escadas e que ao subir vão dar ao interior das casas.
Gostei bastante deste Desafio, pois levou-me, através da imaginação e da arte, sonhar com um ambiente natural e integrado na natureza, onde a amizade, serenidade e respeito pela Sustentabilidade possibilita uma vida mais saudável e amiga do Ambiente.”

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha: