ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica e Secundária de S. Bento (Vizela)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Ana Jhulie Ribeiro – 7.ºC | Escalão 2
No âmbito da disciplina de Educação Visual os alunos do 3.º ciclo desenvolveram e apresentaram propostas muito interessante para responder ao Desafio “Ecolápis” deste ano letivo 2023-2024. Foram apresentados e discutidos com os diversos alunos os documentos disponibilizados na página da ABBAE, salientando-se o contexto da Educação Ambiental como base para a Sustentabilidade. Assim, cada aluno criou a sua ilustração centrada na casa na árvore onde habita a personagem “Ecolápis”, tendo sido feita a exposição dos trabalhos e selecionados os mais interessantes para o concurso.
Nesta proposta selecionada para o Escalão 2, a aluna do 7.º ano, Ana Jhulie Ribeiro, apresentou uma breve descrição da sua ilustração referindo que se centrou em imaginar um cenário ideal onde o Ecolápis pudesse viver junto da Natureza. Assim, criou um ambiente limpo e luminoso, onde a fauna e a flora comunicam entre si de forma harmoniosa. A Biodiversidade animal e vegetal foi a base para a ilustração: podem ver-se pássaros , relva em abundância, cogumelos e flores diversas, passeios empedrados para percursos pedestres. Todos os elementos naturais foram pensados para um cenário sustentável onde desse vontade viver. No final do passeio ladeado por relva, encontram-se umas escadas de madeira a tornear o tronco da árvore e uma ponte suspensa, para se subir e ter acesso à bonita casa na árvore, segurada por cordas. Desta forma, a casa do Ecolápis ganha lugar de destaque na ilustração, pelo que foi escolhida em formato pinha, aliado ao elemento natural tão comum nos nossos pinhais de Portugal. “-Se o Tema é a natureza, por que não usar uma pinha?! As pinhas têm uma casca dura, perfeita para uma casa para o Ecolápis, no meio da floresta verde, cheia de cogumelos e flores...” O personagem principal encontra-se num momento descontraído, pelo que o baloiço foi escolhido pois representa a nossa memória coletiva do “brincar” junto da Natureza. Ao fundo, um céu limpo onde não podiam faltar uns apontamentos de nuvens e pássaros. Para conseguir este ambiente bonito e harmonioso, foram utilizados marcadores e essencialmente os lápis de cor da Faber-Castell, disponibilizados em sala de aula.
Por fim a aluna referiu que foi uma ilustração bastante demorada na criação, desenho e pintura de todos os elementos, para que tudo funcionasse em conjunto e nos remetesse para uma ambiente ideal para se viver e em especial que o Ecolápis gostasse da sua casa na árvore!! No final valeu a pena, pois “eu gostava de viver no Cenário Natural que desenhei!!”.