ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) de Santa Cruz - Camacha (Santa Cruz)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Para construir a casa do eco lápis do CACI Camacha, procuramos adaptar à criatividade alguns elementos tradicionais do arquipélago da Madeira.
Dos diversos elementos existentes na nossa terra, usámos a casa típica de Santana, construída com troncos de árvore, atadas com espadanas, as nossa flores e o nosso traje.
Salientamos que o passadiço/caminho de acesso à mesma, é feita com rodelas dos troncos que são desbastados aquando da limpeza das árvores.
Para fazer companhia ao eco lápis não poderíamos deixar de criar uma linda companheira, a nossa viloa, com fato típico da nossa região.
Ao longo deste processo, tivemos sempre o cuidado de reproduzir toda a nossa fauna e flora, nomeadamente as nossas flores "Novelos - Hortênsias, Camélias e Estrelícias" que são muito predominantes no nosso habitat.
Para a realização deste trabalho, foi explicado o que se pretendia fazer e ouvidas todas as ideias/sugestões dos utentes, a partir das quais começou-se a delinear o projeto.
Posteriormente, desenhou-se com lápis todos os elementos que iriam ser trabalhados e após conclusão do mesmo passou-se à pintura do desenho com cores de pau.
É de salientar que o envolvimento na idealização (chuva de ideias) do trabalho foi conjunta, envolvendo todos os utentes do CACI Camacha, no que respeita ao desenho e à sua pintura foi da responsabilidade de uma utente.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Os elementos naturais usados para a construção da nossa casa foram os troncos/madeira e a espadana.
Optámos por usar os troncos de diversas dimensões, pois são elementos que encontramos na floresta e também porque todas as árvores carecem de ser podadas e desbastadas e com a desrama/desbaste das mesmas temos o principal elemento que nos permite construir uma casa na árvore, sem que para tal tenhamos de abater árvores e consequentemente destruir a nossa floresta.
Para que se consiga unir estes troncos e dar forma e sustentação à nossa casa, foi utilizada a espadana que, pela sua durabilidade e resistência permite-nos atar todos os troncos.
Assim, construiu-se toda a base da casa típica de Santana, bem como portas, janelas e respetiva escadaria de acesso à mesma.