ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica Francisco Torrinha (Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Os professores fizeram a divulgação e a sensibilização para o projeto, destacando a redução do consumo de matérias-primas e a escolha de materiais amigos do ambiente. É necessário que desde cedo, as crianças aprendam a racionalizar os recursos e assim contribuir para a sustentabilidade do planeta Terra. Inicialmente, com orientação da professora os alunos exploraram o ciclo de vida do Ecolápis e deram asas à sua imaginação criando a Casa onde habita a personagem “Ecolápis” aplicando as técnicas e os materiais de desenho e pintura. O trabalho foi desenvolvido nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológicos explorando os conteúdos de Materiais; Espaço e Desenvolvimento Sustentável.
Os materiais de pintura utilizados foram lápis de cor, aguarelas e caneta de feltro.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
O meu trabalho é uma cidade ecológica do futuro que tem como maior objetivo não poluir o ambiente. Como podem ver a piscina da cidade é cheia com a água da chuva vinda de uma folha. O portão da cidade é feito com bambu. Depois uma loja da Faber-Castell que é conhecida por ter os lápis mais ecológicos. Há duas moradias que são feitas de madeira e pintadas com corantes (flores e água). No meio da cidade, em baixo está situado um café cogumelo que serve para as pessoas conviverem. Em vez de escadas rolantes um pé de feijão. Esta cidade tem diferentes temperaturas em determinados sítios que é uma coisa imaginada por mim. Em geral nesta cidade evita-se a eletricidade, as estradas e o fumo.