ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica Francisco Torrinha (Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Os professores fizeram a divulgação e a sensibilização para o projeto, destacando a redução do consumo de matérias-primas e a escolha de materiais amigos do ambiente. É necessário que desde cedo, as crianças aprendam a racionalizar os recursos e assim contribuir para a sustentabilidade do planeta Terra. Inicialmente, com orientação da professora os alunos exploraram o ciclo de vida do Ecolápis e deram asas à sua imaginação criando a Casa onde habita a personagem “Ecolápis” aplicando as técnicas e os materiais de desenho e pintura. O trabalho foi desenvolvido nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológicos explorando os conteúdos de Materiais; Espaço e Desenvolvimento Sustentável.
Os materiais de pintura utilizados foram os lápis de cor.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A minha casa do Ecolápis é parecida com um cogumelo porque achei criativo, engraçado e bonito ficar assim. Para fazer as paredes misturei um verde com cor de laranja para formar uma cor que representasse a natureza. Eu fiz uma janela no tronco para ocupar espaço e, porque fica giro. Preenchi a maior parte da casa com janelas para que o Ecolápis pudesse usar a luz solar de forma que ele não gastasse energia. O telhado é feito de cogumelo, todo preenchido de tijolos roxos e rosas. Para fazer os tijolos roxos juntei um bocado de cor-de-pele para ficar mais claro. No tronco da árvore para ficar mais realista usei vários tons de castanho. Na parte inferior direita está o Ecolápis muito alegre por receber esta casa. Desenhei-o bem pequeno porque o tamanho depende muito da casa. Se ele fosse maior nem entrava na porta. Desenhei o chão de pedra porque é como se fosse um caminho para ele não se perder e saber sempre onde está a casa de forma que conseguisse voltar. Esta é a minha casa Ecolápis que espero que gostem!