Escola EB1/PE do Lombo dos Canhas (Ponta do Sol)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da Ilustração:
Memória Descritiva:
No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi feita a apresentação do desafio Faber-Castell «A casa do Ecolápis», às turmas do primeiro e segundo ano, na AEC Expressão Plástica e às turmas do terceiro e quarto ano, na AEC Biblioteca.
Todas as turmas mostraram interesse em participar no projeto. Viram o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: brochura do Ecolápis e cartaz com o ciclo do Ecolápis), no site da ABAAE. Visualizaram o vídeo «Faber-Castell - Escute o som da nossa pegada de carbono neutra...». Refletiram sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos e a importância do trabalho realizado pela Faber-Castell. Seguidamente, visualizaram a «Oficina de Ilustração Ecocasa – A casa do Ecolápis» e debateram o tema.
Num ambiente de entusiasmo, os alunos deram asas à imaginação e idealizaram «A casa do Ecolápis». Utilizaram uma folha de papel cavalinho A3. Foram muito criativos e aplicaram diversas técnicas e materiais de desenho e pintura para se expressar.
Apenas três trabalhos foram escolhidos para o concurso, mas foi uma escolha difícil! Todos estão de parabéns!
Esta foi uma atividade motivadora, que estimulou a criatividade e o sentido crítico e, simultaneamente, desenvolveu conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
O Ecolápis construiu a sua ecocasa para lá morar, mas, também, poder receber os seus familiares e amigos.
A casa do Ecolápis é feita de madeira, com muitas folhas verdinhas, onde os galhos se transformam em degraus e baloiços. A sua ecocasa é um ambiente divertido e natural, tão natural que até nascem cogumelos, usados como decorações ou como casas de hóspedes para os seus familiares ou amigos, e até para a Ecoponta, que é a namorada do Ecolápis.
A sua ecocasa tem trepadeiras, que servem como suporte para facilitar a subida ou para penduram lamparinas, ou melhor, casas de insetos, pois lá dentro têm, à noite, os seus amigos pirilampos e outros insetos da floresta.
O Ecolápis tem amigos da ilha da Madeira e construiu uma ecocasa de hóspedes, como a casa de Santana, feita apenas com elementos naturais.