ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB1/PE do Lombo dos Canhas (Ponta do Sol)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi feita a apresentação do desafio Faber-Castell «A casa do Ecolápis», às turmas do primeiro e segundo ano, na AEC Expressão Plástica e às turmas do terceiro e quarto ano, na AEC Biblioteca.
Todas as turmas mostraram interesse em participar no projeto. Viram o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: brochura do Ecolápis e cartaz com o ciclo do Ecolápis), no site da ABAAE. Visualizaram o vídeo «Faber-Castell - Escute o som da nossa pegada de carbono neutra...». Refletiram sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos e a importância do trabalho realizado pela Faber-Castell. Seguidamente, visualizaram a «Oficina de Ilustração Ecocasa – A casa do Ecolápis» e debateram o tema.
Num ambiente de entusiasmo, os alunos deram asas à imaginação e idealizaram «A casa do Ecolápis». Utilizaram uma folha de papel cavalinho A3. Foram muito criativos e aplicaram diversas técnicas e materiais de desenho e pintura para se expressar.
Apenas três trabalhos foram escolhidos para o concurso, mas foi uma escolha difícil! Todos estão de parabéns!
Esta foi uma atividade motivadora, que estimulou a criatividade e o sentido crítico e, simultaneamente, desenvolveu conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
O Ecolápis construiu a sua ecocasa com um cogumelo gigante, que é totalmente natural. Tem uma varanda onde podem ficar os seus amigos a acampar.
Junto da ecocasa, tem uma macieira biológica, de onde pode comer deliciosas maçãs (o Ecolápis preocupa-se com a sustentabilidade). Da sua ecocasa, o Ecolápis pode saltar numa corda, feita com fibras naturais, para chegar mais rápido à sua macieira.
No tronco da árvore, o Ecolápis esculpiu uns degraus de acesso à sua ecocasa, onde sobem muitos animais da floresta, quando o visitam. Estes são, depois, convidados a saborear as suas maçãs biológicas!
Junto à sua ecocasa, o Ecolápis plantou flores, das quais até fabrica ecoperfumes, para a sua casa e para oferecer aos seus amigos!