ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Centro Escolar de Arcos (Anadia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva
Ecocasa – A casa do Ecolápis – Desafio Faber_Castell 23-24
Metodologia do trabalho
À turma do 3º C, do Centro Escolar de Arcos, foi atribuída a tarefa de dar resposta ao desafio da Faber- Castell, “A casa do Ecolápis”.
Depois da turma assistir à oficina de ilustração online, foram visualizados vídeos e imagens disponibilizados pelo programa Eco Escolas, bem como esclarecidas as regras de participação. Posto isso, houve lugar a uma visita à floresta circundante, onde os alunos tiveram oportunidade de observar as várias espécies de árvores e suas características. Já na Biblioteca da escola, na Oficina Digital, os alunos procederam a uma pesquisa, a fim de se inteirarem das várias possibilidades de construção de uma casa na árvore.
Terminado o processo de investigação, começaram por projetar, no diário gráfico, as suas obras primas e só depois é que as transpuseram para a folha A3. Coube aos dois docentes responsáveis pelo projeto Eco-Escola a seleção dos três trabalhos que agora apresentamos, os quais se encontram expostos na escola, como forma de divulgar, a toda a comunidade educativa, a criatividade de quem os executou.
Materiais de pintura utilizados
Os trabalhos foram realizados com diversos materiais, nomeadamente lápis de carvão, lápis de cor, marcadores, caneta preta de ponta fina e, ainda, aguarela e aplicadas várias técnicas de pintura. Num deles, há apontamentos de brilho e coladas umas pequenas “pérolas” de uma bijuteria já inutilizada que a aluna fez questão de usar.
Envolvimento dos alunos
Os alunos envolveram-se bastante em todo o processo, realizando o trabalho com motivação. Saliento que uma das etapas que mais os entusiasmou foi o workshop online, em que aprenderam pelas mãos de uma artista novas formas de desenhar e novas técnicas de pintura.
Breve descrição dos elementos naturais escolhidos e o porquê da sua escolha
Nas três situações, a casa do Eco-Lápis integrou, de forma harmoniosa, a árvore na qual foi construída e respeitou a paisagem circundante. Os materiais usados foram os mais naturais possíveis (madeira, lianas, ramos, folhas, canas, …), refletindo a consciência ambiental dos alunos, bem como a sua preocupação em preservar o meio ambiente. As cores usadas pretendem transmitir uma floresta repleta de cheiros e sons agradáveis longe da poluição, onde a profundidade do traço, as sombras e luminosidade nos remetem para um ambiente idílico, onde qualquer um de nós gostaria de passar algum tempo.
O Eco-Lápis não está sozinho, vive rodeado de animais e espécies de plantas e, tendo consciência que toda aquela natureza o alberga, respeita-a e nela se deixa embalar.
3º C_Centro Escolar de Arcos
Prof.ª Susana Santiago