ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Jardim-Escola João de Deus - Matosinhos (Matosinhos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O trabalho apresentado foi realizado pela aluna do 4º ano, Maria Inês Pedra nas aulas de CLIL (Content and Language Integrated Learning). Depois de uma breve apresentação do desafio à turma, a professora de Inglês mostrou os vídeos e as imagens disponibilizadas pelo Eco-Escolas e explicitou o regulamento do concurso. Posteriormente, os alunos visualizaram um Powerpoint em Inglês sobre materiais recicláveis e realizaram um jogo de vocabulário sobre o mesmo. Depois de uma breve troca de ideias sobre o que define uma “eco-casa”, os alunos viram alguns exemplos de casas na árvore. De seguida, todos os alunos fizeram um esboço do desenho, primeiramente numa folha A4 e assim que todos acabaram os seus rascunhos, deram início ao trabalho final. A aluna usou lápis de carvão para o desenho e lápis de cor para a pintura e para os sombreados.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A estrutura da casa do Eco-lápis é feita de restos de madeira encontrados na floresta. A varanda é feita de troncos e bocadinhos de pedra. O telhado, embora esteja pintado de vermelho, também é construído com madeira, assim como as escadas. O “jardim” do Eco-lápis é constituído por flores coloridas e por um pequeno lago com um polvo e um peixe. Este elemento simboliza a importância da água como ponto de partida para a vida humana e a diversidade da vida marinha que contribui para a riqueza do nosso planeta. Finalmente, a personagem Eco lápis apresenta umas asas de borboleta, representando a transformação, a beleza e a efemeridade da natureza.